O dia dos namorados é, além de uma data especial, um dia cheio de romantismo e sedução, em que os casais apaixonados comemoram o amor. Para datas importantes como esta, o presente mais adequado precisa trazer consigo a mensagem certa. E em ocasiões assim, o chocolate para o dia dos namorados é, sem dúvida, a melhor indicação.

Os chocolates carregam consigo várias mensagens que, aliadas ao simbolismo do dia 12 de junho, remetem ao amor, carinho e ideais para celebrar momentos felizes. Eles simbolizam a paixão, a sensualidade, demonstram desejo e atração.

 O chocolate é um afago nos corações dos apaixonados, especialmente, em tempos de distanciamento social, em que não podemos estar próximos de quem amamos.

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre o dia dos namorados e o porquê dos chocolates para essa data. Confira.

A origem do dia dos namorados

“Quem inventou o amor? Me explica, por favor.” já dizia Renato Russo.

Mas, explicar o amor não é tão fácil. Não há como explicar um sentimento tão puro e arrebatador que invade corações. O amor não precisa ser explicado, basta ser sentido e lembrado.

E é tanto amor envolvido, que um dia especial foi reservado para comemorar a união amorosa entre casais e namorados.

Você sabe a origem do dia dos namorados?

Alguns países comemoram o Dia dos Namorados no dia de São Valentim, 14 de fevereiro. São Valentim era bispo da igreja católica que foi proibido pelo imperador romano Claudius II de celebrar matrimônios durante a guerra, pois acreditava-se que o casamento enfraquecia os soldados. O bispo lutou contra tal ordem e continuou a realizar os casamentos às escondidas. Foi descoberto, preso e condenado à morte pelos seus atos.

Leia também:  O Dia do Chocolate: Descubra a Origem das Comemorações

Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes, cartões e flores de jovens apaixonados, que valorizavam e acreditavam no amor e no casamento. São Valentim apaixonou-se, enquanto aguardava o cumprimento de sua sentença, pela filha cega de um carcereiro, que por um milagre, recuperou a visão. Antes de sua execução ele escreveu uma carta de “adeus” à sua amada, na qual assinava como “seu namorado”. 

E, assim, a data de sua execução, 14 de fevereiro, ficou marcada como o dia dos namorados.

No Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio conhecido como o “Santo Casamenteiro”. Mas, acredite, a inspiração para data foi na história de São Valentim.

O publicitário João Dória após uma viagem ao exterior, trouxe a ideia, inspirada no dia de São Valentim, para uma campanha cujo o slogan era “não é só com beijos que se prova o amor”. O propósito era incentivar a troca de presentes entres casais apaixonados como acontecia no dia de São Valentim em alguns lugares no mundo.

A escolha da data no Brasil está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões, o Santo Antônio, que sempre pregava a importância do amor e do casamento. E por suas mensagens e convicções religiosas, após ser canonizado, ganhou fama de “santo casamenteiro”. E assim, escolheu-se o dia 12 de junho para o dia dos namorados no país, por ser véspera do dia de Santo Antônio.

Chocolates e o dia dos namorados

Chocolate combina com o dia dos namorados. A troca de chocolates virou tradição durante a comemoração amorosa. São caixas em formato de corações, assim como os próprios doces, com os mais diversos recheios.

E convenhamos, não há nada mais romântico e delicado do que trocar chocolates com quem amamos, eles, ainda, podem vir acompanhado por flores e cartões. Eles são de fato símbolos do Dia dos Namorados para os apaixonados do mundo inteiro. 

Leia também:  Alergia a chocolate

Mas, como surgiu essa tradição? 

Em meados de 1840, a ideia de comemorar o amor no dia dos namorados havia tomado a maior parte dos ingleses. Era considerada a idade de ouro de Cupido, o antigo Deus do amor na mitologia romana: os vitorianos puritanos, então, adoravam a noção de amor cortês e se esbaldavam com elaborados cartões e presentes. 

O britânico Richard Cadbury herdou de sua família uma fábrica de chocolate, onde era responsável pelas vendas. Ele assumiu os negócios no exato momento em que a fábrica havia aprimorado sua técnica de processamento do chocolate. A empresa extraía manteiga de cacau pura de grãos integrais e, com isso, produzia os chocolates mais saborosos do que a maioria dos britânicos já haviam provado. A Cadbury passou a produzir uma maior variedade de chocolates. 

Com esse enorme salto de sua fábrica, Richard Cadbury, aproveitando o ensejo que o dia dos namorados representava, passou colocar imagens familiares de cupidos e rosas em caixas em forma de coração. Apesar de não ter patenteado a caixa neste formato, acredita-se que ele foi o pioneiro na produção.

A ideia era comercializar os melhores chocolates nessas caixas, para além de encantarem no ato de presentear, haviam outros objetivos: além dos chocolates deliciosos, que após serem comidos, a caixa era tão bonita que podia ser usada repetidamente para guardar lembranças, desde mechas de cabelo a cartas de amor. 

A tradição de presentear no dia dos namorados com chocolates permanece até os dias atuais.

O clima de romance e sedução que envolve o dia dos namorados combinado ao chocolate estimula a sensação de desejo e de estar apaixonado. Os chocolates são capazes de despertar emoções.

Leia também:  Como o chocolate vegano pode ajudar na sua dieta

Para o dia dos namorados deste ano, pode até parecer estranho, mas, em face do momento em que estamos vivendo, a distância é uma declaração de amor.

Os chocolates tem uma função mais que especial: encurtar distâncias e aproximar os corações apaixonados que não podem estar fisicamente juntos, são um caminho.

Por isso, preparamos, com todo carinho, os corações de chocolate, que expressam todo o amor. Embora eles não possam substituir o abraço apertado e a presença de quem amamos,

Eles afagam os corações apaixonados e dão a sensação de estar perto mesmo distantes. 

Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter. E no dia dos namorados invista nos corações de chocolates da Java chocolates, eles são um afago quando não se pode estar perto.

Referências

https://www.letras.mus.br/renato-russo/252544/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados

http://www.travely.com.br/historia-dia-dos-namorados-no-brasil-e-no-mundo/

https://www.finamac.com/br/noticias/2012/06/chocolate-uma-forma-saborosa-de-comemorar-o-dia-dos-namorados https://www.history.com/news/celebrating-valentines-day-with-a-box-of-chocolates

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *