A cranberry é uma frutinha vermelha e azedinha, parecida com uma cereja de café. Cultivada principalmente Estados Unidos, Canadá, Chile e Polônia, tem sido muito conhecida devido seus efeitos benéficos contra infecções urinárias.

A maioria das cranberries são cultivadas na água, facilitando assim sua colheita. Por muito tempo, esta prática foi vista como uma conveniência, porém estudos recentes mostram que a quantidade de antocianina contida nas cranberries é diretamente proporcional a quantidade de luz solar que elas recebem, Desta forma, o cultivo na água as deixa mais expostas a luz solar potencializando seu efeito antioxidante, anticancerígeno e anti-inflamatório.
Cultivo de Cranberries no Chile

Cultivo de Cranberries no Chile

Considerada a fruta mais rica em antioxidantes, a cranberry encapsula os seguintes fitonutrientes:
  • Ácidos Fenólicos
  • Proantocianidinas
  • Antocianinas
  • Flavonoides
  • Triterpenoides
  • Resveratrol,
  • Piceatannol
  • Pterostilbeno
Estes compostos foram estudados por suas propriedades antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena, e os resultados foram impressionantes, fazendo desta fruta um alimento único.
Cranberry ao natural

Cranberry ao natural

Aliada na prevenção do câncer
Nos últimos 5 anos, cientistas identificaram um crescente número de mecanismos que ajudam a explicar as propriedades anticancerígenas da cranberry, entre eles bloquear a expressão de matrizes metaloproteinases (conjunto de enzimas relacionado com a metástase), inibição de ODC (ornitina decarboxylase), estimulação de enzima quinona redutase (ação detoxicante e protetora do DNA) e disparo da apoptose em células cancerígenas (morte programa das células).
Os benefícios da cranberry na prevenção do câncer estão associados ao câncer de mama, cólon, pulmão e próstata.

“Estudos sugerem que o consumo regular de cranberry inibe o desenvolvimento e multiplicação de tumores de mama, cólon, pulmão e próstata”

Proteção contra infecção urinária

 

Devido a estrutura da cadeia de proantocianidina chamada ligação tipo A, que dificulta certos tipos de bactéria fixarem-se no trato urinário (e.Coli)
A cranberry possui uma ligação diferente na cadeia de prontoantocianidina. É esta estrutura que dificulta a aderência de bactérias tipo e.Coli no trato urinário.

“Um composto presente na cranberry dificulta a aderência de bactérias nocivas na parede do trato urinário.”

Cranberries desidratadas

Cranberries desidratadas

Ação Anti-Inflamatória
Para o sistema cardiovascular, boca, gengivas, estomago e cólon.
Prevenção de cáries.
A proantocianidina inibe a fixação das bactérias nos dentes, prevenindo a placa.
Cardiovascular.
O consumo regular de cranberries  mostrou eficaz na prevenção do desencadeamento de duas enzimas que são pivôs da aterosclerose. Em ambos os casos, cranberry também preveniu a ativação destas enzimas através do bloqueio da atividade de uma molécula pro-inflamatória chamada (TNF-alpha).

“O consumo de cranberry ajuda a prevenir a aterosclerose, retardando a formação de placas e auxiliando a circulação sanguínea.”

— 

Aqui em casa, a cranberry faz parte de nossa dieta antes mesmo de desenvolvermos o chocolate. Uso muito em caldas para pudim de tapioca, batida em sucos, molho para carnes assadas e como lanche da tarde, consumindo junto com oleaginosas. O sabor é incrível de qualquer jeito!

Cranberries Frescas
Disclaimer:Algumas destas fotos incríveis foram encontradas na internet. Se você é o dono de alguma delas, por favor entre em contato para darmos os créditos.
Fontes:
https://www.organicfacts.net/health-benefits/fruit/health-benefits-of-cranberry-juice.html
http://revistagloborural.globo.com/Revista
http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=145
http://www2.fcfar.unesp.br/Home/Pos-graduacao/BiocienciaseBiotecnologiasAplicadasaFarmacia/Aline%20Miranda%20Prieto%20-%20DO.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/49650/000413437.pdf?sequence=1